quarta-feira, 4 de julho de 2012

Intertextualidade e seus diálogos II

 
 Se leu o post anterior, você viu que a intertextualidade é um fenômeno onde as diversas formas de arte dialogam entre si através da temática ou por meio de referências explícitas que nos transportem imediatamente ao universo de outro autor, ou através de sutilezas que nos permitam inferências e percepções entre textos .


Monalisa  Nordestina
Monalisa Simpson
Barbie Monalisa
Monalisa Lady Gaga




                                                                            

Levemos em consideração nessa etapa a leitura de imagens. Trata - se de questionamento usado frequentemente nas avaliações a que você se submeterá, ao abrir o caderno de provas não se surpreenda com a presença de uma questão determinando que  relacione duas imagens, texto imagem, poesia e música até mesmo objetos de decoração.  


Monalisa Mônica
Monalisa original













                




Já ouviu falar da Monalisa  ou  "A Gioconda" ?  Criada no Renascimento por Leonardo da Vinci é sem dúvida uma das pinturas que mais foi recriada de forma intertextual. Pontuei esse  texto com várias versões do mesmo quadro, a intertextualidade se percebe, quando ao olharmos a releitura imediatamente identifiquemos as relações existentes entre as duas obras.

Vejamos, na sequencia inicial de imagens eu coloquei  a versão nordestina, Simpson, Barbie e Gaga e ainda a Mônica do Maurício de Souza. O que existe em comum entre elas? Quais os elementos presentes nas recriações que nos reportam a Monalisa original? O que lhe vem a mente ao analisar as recriações em comparação com o retrato original?  A resposta a esses questionamentos será fruto do diálogo entre as imagens. Pense nessas indagações e disponha nos comentários.

Para finalizar a conversa, levando-se em consideração a intertextualidade nas imagens além de sua perspicácia será necessário utilizar sua bagagem cultural, conhecimento sobre as artes nunca é demais. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário