UMA REDAÇÃO
COMPETENTE I
A dica de hoje tem a ver com as
competências necessárias para uma boa redação, como já disse algumas vezes não
há receita pronta para escrever um bom
texto, contudo alguns procedimentos são
indispensáveis, são elas as cinco competências básicas que trataremos em dois posts.
O estudante que pretende obter
uma nota adequada no ENEM, por
exemplo, deverá observar os critérios
requeridos pelas cinco competências solicitadas pelo certame, ou seja, a
redação deve demonstrar domínio por menor que seja desses requisitos, cada
uma vale 200 pontos, equivalendo a 1000 pontos. São elas:
Competência
I: Demonstrar domínio da
norma padrão da língua escrita
Essa competência leva em
consideração o registro escrito da língua, o desenvolvimento ortográfico, o uso
de pontuação, conjugação de verbos, aplicação de pronomes e tudo que se refere
a vocabulário poderá ser apreciado nessa competência, portanto, deixe de fora
gírias, palavras de baixo calão, cuidado com erros ortográficos produzidos por
mera distração.
Competência
II: Compreender a
proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para
desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto
dissertativo-argumentativo.
Aqui se inicia o processo da
Redação propriamente dita, o tema
solicitado pela instituição vem
acompanhado de textos formadores que lhe fornecerá indícios sobre a temática,
eles podem vir em forma de imagem, músicas, poesias, charges, tirinhas ou
artigos, recomendo que leiam atentamente tais textos para compreender as ideias
ali inseridas, porém essa competência
requer também que o candidato busque
em sua formação os conceitos adquiridos nas diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema, além de processos
históricos geográficos e manifestações artísticas. Por isso
não fique restrito às ideias
apresentadas nos textos
formadores, evolua e traga o seu próprio conhecimento, faça associações com
outras disciplinas, enfim mostre que é uma pessoa com conteúdo.
Observa-se nesse critério se o candidato sabe o que é um texto dissertativo argumentativo, portanto nada de narrativas contando a sua biografia ou a do vizinho, tampouco exercite sua veia poética escrevendo poesias, pois nas duas situações seu texto será considerado inadequado.
Competência
III: Selecionar,
relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos
em defesa de um ponto de vista.
Normalmente um tema de Redação
vem associado a situações complexas que exigem do candidato uma postura crítica
diante do fato, identificando-se o problema o aluno deve escolher
informações atualizadas que considere pertinentes ao caso e relacioná-las com outros
aspectos que motivem a sua visão crítica, o seu pensamento. É fato que muitas vezes o problema
delineado na Redação não tem solução, mas cabe
ao autor do texto enfrentar esse
problema com argumentos sólidos, evitando-se a repetição das
afirmações existentes nos textos formadores, explicitando seu argumento de
maneira objetiva.
Nesse critério o INEP espera que o aluno mostre uma opinião formada sobre o tema da Redação, repetir clichês como "O Brasil não tem solução" , " Todo político é corrupto" , " A sociedade não se preocupa" dificilmente trará a você uma nota alta.
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