terça-feira, 26 de junho de 2012


 UMA REDAÇÃO COMPETENTE   I

A dica de hoje tem a ver com as competências necessárias para uma boa redação, como já disse algumas vezes não há receita pronta para  escrever um bom texto, contudo alguns procedimentos  são indispensáveis, são elas as cinco competências básicas que trataremos em dois posts.

O estudante que pretende obter uma nota  adequada no ENEM, por exemplo,  deverá observar os critérios requeridos pelas cinco competências solicitadas pelo certame, ou seja, a redação deve demonstrar  domínio  por menor que seja desses requisitos, cada uma vale 200 pontos, equivalendo a 1000 pontos. São elas:

Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita

Essa competência leva em consideração o registro escrito da língua, o desenvolvimento ortográfico, o uso de pontuação, conjugação de verbos, aplicação de pronomes e tudo que se refere a vocabulário poderá ser apreciado nessa competência, portanto, deixe de fora gírias, palavras de baixo calão, cuidado com erros ortográficos produzidos por mera distração.

Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Aqui se inicia o processo da Redação propriamente dita,  o tema solicitado pela instituição  vem acompanhado de textos  formadores  que lhe fornecerá indícios sobre a temática, eles podem vir em forma de imagem, músicas, poesias, charges, tirinhas ou artigos, recomendo que leiam atentamente tais textos para compreender as ideias ali inseridas, porém essa competência  requer também  que o candidato busque em sua formação os conceitos adquiridos nas diversas áreas do conhecimento  para desenvolver o tema, além de processos históricos geográficos e manifestações artísticas.  Por isso  não fique restrito às ideias  apresentadas  nos textos formadores, evolua e traga o seu próprio conhecimento, faça associações com outras disciplinas, enfim mostre que é uma pessoa com conteúdo. 

Observa-se nesse critério se o candidato sabe o que é um texto dissertativo argumentativo, portanto nada de narrativas contando a sua biografia ou a do vizinho, tampouco exercite sua veia  poética escrevendo poesias, pois nas duas situações seu texto será considerado inadequado.

Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Normalmente um tema de Redação vem associado a situações complexas que exigem do candidato uma postura crítica diante do fato, identificando-se o problema o aluno deve escolher informações atualizadas que considere pertinentes ao caso e relacioná-las com outros aspectos  que motivem a sua visão crítica, o seu pensamento. É fato  que muitas vezes o problema delineado na Redação não tem solução, mas cabe  ao  autor do texto enfrentar esse problema  com argumentos  sólidos, evitando-se a repetição das afirmações existentes nos textos formadores, explicitando seu argumento de maneira objetiva. 


Nesse critério o INEP  espera que o aluno mostre uma opinião formada sobre o tema da Redação, repetir clichês como  "O Brasil não tem solução"  , " Todo político é corrupto" , " A sociedade não se preocupa"   dificilmente trará a você uma nota  alta.


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