segunda-feira, 18 de junho de 2012

Temas : Eis a questão

Alunos, chegamos a um tempo muito esperado. Aproximam-se  as provas do ENEM  e Vestibulares e com elas a tão temida Redação... 

Mas será que a Redação é algo tão temível assim? Se tomarmos algumas precauções o resultado poderá ser um texto bem construído e interessante, portanto nos próximos posts trarei algumas dicas interessantes para você ser bem sucedido na Prova de Redação, por isso trago hoje algumas hipóteses de tema que podem aparecer nas provas e é indispensável ter uma opinião formada sobre eles.

Para início de conversa  podemos considerar que o ENEM  tem buscado trazer temas atuais e bem próximos ao público jovem, basta observar que em 2011 trouxe  a questão das redes sociais para a produção textual, mas não se esqueçam de que os problemas sociais nunca ficam  esquecidos, já que em 2010 o tema versou sobre o trabalho e a dignidade humana.

Ora, dignidade humana... Se  você não  sabe bem sobre isso está mais do que na hora de pesquisar e ter uma opinião formada, pois  a proposta de Redação do ENEM exige que você ofereça respostas estruturadas priorizando os direitos humanos e a dignidade, então cuidado ao emitir  uma afirmativa mais violenta, ou com críticas  que  impliquem em violação dos direitos humanos,  dar uma lida na Declaração Universal dos Direitos Humanos vai favorecer bastante  o embasamento de seu pensamento.

Passemos então aos possíveis  temas. A revista Veja selecionou nove sugestões de  temas para o ENEM 2012 e Vestibulares, três deles versam sobre problemas ambientais e da minha alçada incluo também a proposta do lixo e seu acúmulo  que acredito ser uma forte possibilidade, o acidente nuclear do Japão e a utilização inadequada dessa energia, catástrofes naturais como enchentes, terremotos  usando  como argumentação a má utilização da natureza.

O site cita ainda  a crise política mundial, é hora, portanto, de compreenderem  o abalo do Euro  e como países como a Grécia e Espanha tem sofrido com o desemprego e dívida externa. 


Por fim lembrem-se que em 2012 é ano de eleições e essa pode ser a aposta dos avaliadores,  a cidade trocará  seus alcáides e vereadores, portanto aprender mais sobre conceitos de cidadania, gestão pública de recursos, Lei de Responsabilidade Fiscal  ajudará a você produzir um texto objetivo e consciente, fugindo ao lugar comum e ao discurso repetitivo de que todos os políticos não merecem nossa confiança. Seja criativo.


Acima de tudo mantenham-se atualizados, leiam artigos de jornais e revistas para  elaborar a argumentação. Bons Estudos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário