terça-feira, 26 de junho de 2012


UMA REDAÇÃO COMPETENTE   II
 Em continuidade  trazemos mais duas competências   que farão você melhorar bastante sua nota no ENEM

Competência IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.


Lembra-se das palavrinhas mágicas que seu professor de Redação repete como mantra: CLAREZA, COERÊNCIA e CONCISÃO? Pois é, finalmente você encontrou onde aplicá-las, é hora de compreender a Competência IV.

Esse critério leva em consideração a objetividade  do texto , evitando-se  que o o mesmo fique entrecortado e sem sentido, nessa etapa será analisada a capacidade do candidato em  fazer  as ligações de parágrafos, retomando as ideias através dos elementos coesivos como as conjunções , pronomes, seu domínio sobre o léxico nas questões de sinonímia, uso correto dos tempos verbais, utilização de figuras de linguagens e muitos outros elementos  destinados a evitar  que o texto se torne uma colcha de retalhos sem sentido. 

Competência V:  Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Finalizamos com a competência V. Há uma forte tendência entre os alunos em esquecer-se da elaboração de proposta de intervenção, já que ficam tão preocupados em argumentar, criticar e ao final  menosprezam  esse  elemento  considerado  a finalização do texto: a cereja do bolo.

Inicialmente é bom que se compreenda o verbo propor, isso pressupõe  uma tomada de posição, não ser apenas crítico, mas também apresentar formas de resolver o problema, implica em deixar a postura passiva, mostrar que entende  a importância da cidadania, pensar e agir coletivamente.

O candidato que apresenta proposta de intervenção demonstra ser alguém que reconhece a importância da dignidade nas relações sociais, alguém comprometido com o seu  momento histórico, traz novas ideias, mostrando-se  proativo.
Assim, mesmo que já esteja cansado não deixe de finalizar o seu texto com  uma proposta de intervenção interessante e que respeite os direitos humanos.

2 comentários:

  1. "Professora Margarida Rocha , gostaria de te dizer que o ano de 2011 me trouxe muitas surpresas, entre elas a felicidade de te conhecer e de ter tido a oportunidade te assistir aulas tão sábias e surpreendentes como as tuas. A maneira hilária com que tu te dedicas as aulas são, sem dúvida, o teu diferencial. No entanto, é com mta satisfação e orgulho de mim mesma que te digo: Que fiz um ótima REDAÇÃO, devido a senhora que mi ajudou a passar a gosta dessa matéria !!!!! Não tenho dúvida que toda a tua dedicação, amizade e insistentes plantões foram fundamentais para aprimorar e melhorar meu desempenho. Tu sempre acreditou que eu podia!!Nunca deixaste de acreditar em mim. Não tenho palavras pra te agradecer.
    bjãooo da agora ex-aluna, mas pra sempre amiga.
    Aline Galvão :D

    ResponderExcluir
  2. Muito bom as dicas para a redação. Se todos os Estudantes fizessem mais redações, praticando suas formas, as dicas e características, teríamos menos analfabetos funcionais nesse lindo, maravilhoso e tortuoso país.

    ResponderExcluir